quarta-feira, novembro 26, 2008

XXIV Torneio de Semi-Rapidas da AXGE

Disputou-se ontem dia 25.11 na sala da fonte na Gafanha da Encarnação a 24ª edição do Torneio de semi-rapidas da AXGE.

Para minha profunda magoa, a celebração desta edição que marca a passagem de 2 anos de torneios de semi rapidas na Gafanha da Encarnação organizadas pela AXGE, não teve correspondencia no numero de atletas presentes.
Numa noite muito fria e marcada por mais uma jornada europeia de futebol onde as equipas Portuguesas marcam presença, muitos foram aqueles que preferiram ficar no conforto do lar a ver a bola, do que vir disputar umas partidas de xadrez.

Estiveram presentes no entanto o numero minimo para que o torneio se podesse realizar - 4 atletas. A prova realizou-se no sistema de todos contra todos a uma volta com os jogadores a terem 15 minutos para toda a partida.

Cristiano Tires foi a surpresa da prova ao impor-se de forma categorica a todos os restantes.
Ganhando todas as suas 3 partidas venceu a prova invicto.
Uwe Kahler candidato à vitoria quedou-se pelo seundo lugar, posição essa que bastou para que fosse declarado a uma jornada do fim vencedor do Circuito de Portas Abertas 2008, sucedendo assim a Francisco Castro.
Nidia Ribau ficou no terceiro lugar tendo Jose Guimaraes ocupado a ultima posição.

Assim:
1. Cristiano Tieres ...... 3
2. Uwe Kahler ............ 2
3. Nidia Ribau ........... 1
4. Jose Guimaraes ........ 0

Na classificação geral do circuito, a uma jornada do final, como já referi UWE KAHLER é já o vencedor da prova.
Nidia Ribau está numa boa posição para assegurar a segunda posição dada a vantagem de 7 pontos para o terceiro que continua a ser Ricardo Alvarez.
Vitor Carvalho a 1 ponto apenas do terceiro lugar, mantem a quarta posição, vendo no entanto agora o seu lugar ameaçado por Jose Guimaraes que se encontra agora a apenas 3 pontos.
A ultima prova ainda tera muitos pontos de interesse, especialmente como vemos pela luta pelos lugares secundarios.

Classificação Geral (a 1 prova do fim)

1. UWE KAHLER ............. 109
2. Nidia Ribau ............ 91
3. Rivardo Alvarez ........ 84
4. Vitor Carvalho ......... 83
5. José Guimaraes ......... 80
6. Francisco Castro ....... 70
7. Cristiano Tieres ....... 68
8. Nelson Ribau ........... 48
... seguem-se ainda mais 9 atletas classificados.

Relativamente ao Torneio Interno que se disputa paralelamente continuam a não existir grndes alterações na classificação que reflete mais ou menos a classificação do Circuito principal.

UWE KAHKER é já o vencedor do torneio interno de semi rapidas de 2008, sucedendo assim a Ricardo Alvarez que tinha sido vencedor da prova em 2007.

Destaque para Cristiano Tieres que fruto dos seus bons resultados ocupa a 5ª posição aproximando-se dos lugares cimeiros.
José Guimaraes fruto apenas da sua presença conseguiu ultrapassar Ricardo Alvarez, ocupando agora a 3ª posição.

Classificação geral:

1. Uwe Kahler ...... 90
2. Nidia Ribau ..... 71
3. Jose Guimaraes .. 60
4. Ricardo Alvarez . 59
5. Cristiano Tieres. 52
6. Nelson Ribau .... 30
7. Bruno Gonçalves . 15
8. Marco Salgado ... 14
seguem-se ainda mais 4 atletas com 5 pontos.

A proxima prova, ultima do ano de 2008, dado o periodo festivo que se aproxima realiza-se já no proximo dia 4 de Dezembro (Quinta-Feira) na sala da fonte na Gafanha da Encarnação, pelas 21.00 hrs.
Agradecemos desde já a presença de todos os nossos amigos.

Taça de Aveiro - 2008/09 - 1/2 Final

Disoutou-se na passada sexta-feira dia 21.11na sala da fonte, na Gafanha da Encarnação, o jogo referente à meia final da Taça de Aveiro que colocava frente a frente a nossa equipa e a forte formação do NAC de Cucujães.

A equipa visitante apresentou-se na sua maxima força contando com Rui Costa (2008 ELO FIDE) e Paulo Azevedo (1929 ELO FIDE, com ELOs FIDE bem superiores aos nossos jogadores nos dois primeiros tabuleiros.

A AXGE apresentava uma estreia absoluta com a inclusão de Susana Ferreira no segundo tabuleiro, tendo de imediato uma prova de fogo o ter como adversário precisamente Paulo Azevedo. Mantinhamos na formação Uwe Kahler, Nelson Ribau e Marco Salgado tendo assim ficado de fora relativamente ao primeiro jogo a Nidia Ribau.

O jogo até começou a correr de feição com os dois tabuleiros inferiores (3 e 4) a terem vantagem consideravel.
Susana Ferreira tinha um jogo complicado enquanto Uwe Kahler sempre muito seguro procurava empatar a sua partida de modo a proporcionar a vitoria a equipa.

Apos as vitorias como seria de esperar nos tabuleiros 3 e 4 e a derrota no tabuleiro 2 todos os olhos se voltavam parao tabuleiro 1 que decidiria o confronto.
Uwe Kahler em apuros de tempo com o jogo completamente ganho (duas torres e bispo contra dama, tendo a captura da Dama adversária forçada em 2 lances), troca a sequencia ganhadora e perde o jogo para seu grande desespero e coloca a equipa adversária na final.
O desempate favoreceu o NAC que ganhou a partida disputada no 1º tabuleiro.

Assim resultado final:

AXGE - 2 NAC - 2

Parciais:

1) Uwe Kahler - Rui Costa ........... 0-1
2) Susana Ferreira - Paulo Azevedo .. 0-1
3) Nelson Ribau - Alfredo Costa ..... 1-0
4) Marco Salgado - Joel Neto ........ 1-0

Os restantes resultados da ronda:

Na outra meia final:
AEJ S.João da Madeira I - 1 AEJ S. João da Madeira II - 0

Na serie dos ultimos até à data não é conhecido o resultado do jogo que opunha o URATEe Carregosa e os "Leões do Monte" de Cucujães.
O vencedor desse jogo defrontara o GAC de Cucujães para a tribuição do 5 e 6 lugar.

Assim o jogo da final a realizar na proxima 6ª feira sera entre o NAC Cucujaes e a fomação principal do AEJ S Joao da Madeira.

O jogo para a atrbuição do 3º e 4º lugar disputar-se-à na Gafanha da Encarnação entre o AXGE e a AEJ S João da MAdeira II.

segunda-feira, novembro 17, 2008

VIII Torneio Bispo Manuel Pina - Carregosa

Prova com tradição para a AXGE até porque costuma ser a primeira prova da epoca para nós e porque foi nesta prova que nos estreamos com Nelson Ribau e Marco Salgado no já longiquo ano de 2003 (Jose Guimaraes embora director do clube jogou essa prova pelo GD Dias Ferreira).

Este ano a AXGE fez-se representar por 6 atletas !!!
Uma vez mais a AXGE esteve em bom nivel.
Embora sem colocar ninguem no Top 10, Ricardo ALvarez, o melhor classificado esteve bem perto, tendo obtido a 11ª posição com 4 pontos (os mesmo do 7º classificado) em 6 possiveis.
Na 15ª posição com 3,5 pontos ficou Nelson Ribau, na 21ª posição ficou Nidia Ribau com 3 pontos e logo atras fechando a pontuação da equipa o regressado Fabio Paixão, que mostrou estar em bom nivel.
Tambem com 3 pontos a tambem regressada Sandra Barbosa, tambem mostrando estar em nom nivel.
Mais longe Marco Salgado, com muita falta de jogo quedou-se pela 37ª posição com 2 pontos em 6.
Estiveram presentes 45 atletas.

Na frente venceu Jorge Ferreira do GD Dias Ferreira com dois atletas do Moto Clube do Porto a completarem o podium - Jose Padeiro e João Vicente.

Por equipas o vencedor foi a formação do GD Dias Ferreira com 18,5 pontos seguida da AEJ S João da Madeira com 16,5 em 3º o Nucleo Atletismo de Cucujaes com 13,5 os mesmos que a AXGE que ficou na 4ª posição.

Taça de Aveiro - 2008/09

Disputou-se na passada sexta-feira dia 14.11 às 21.00 hrs a 1ª Eliminatória da Taça de Aveiro, onde a AXGE tinha uma longa deslocação a Carregosa para defrontar a equipa local.

Era a primeira prova de clubes a disputar nesta epoca e isso trouxe uma maior união e espirito de grupo ao nosso clube.
A prova tem sido aproveitada ao AXGE para rodar jogadores e começar a formar a equipa que disputara a III Divisão Nacional.
Com a mudança do horário da prova das tardes de sabado para as noites de sexta-feira, houve alguma dificuldade em formar a equipa.
Assim ficaram "no banco" jogadores como Ricardo Alvarez, Rui Ferreira, Susana Ferreira, José Guimaraes e Cristiano Tieres.

Ainda assim a equipa apresentou-se com apenas uma novidade em relação à equipa que disputou a 3ª divisão da epoca passada que foi a inclusão da nossa jovem promessa Nidia Ribau.

A AXGE não teve qualquer problema, dominando o jogo apenas consentindo um empate no 1º tabuleiro onde o seguro Uwe Kahler não arriscou.

Terminou o jogo com o resultado como segue:

URATE - 0,5 ... AXGE - 3,5

Com os seguintes parciais:
1) Hugo Bastos - Uwe Kahler ......... = - =
2) Vitor Ferreira - Nelson Ribau .... 0 - 1
3) Hugo Correia - Marco Salgado ..... 0 - 1
4) Ana Correia - Nidia Ribau ........ 0 - 1

Passa a AXGE à proxima eliminatória (1/2 final)

Outros jogos
AEJ S João Madeira II - G.Amizade Cucujães ... 2-2 *
NA Cucujães - "Os Leões do Monte" ............ 3-1
Isento : AEJ S João Madeira I

* Vitoria da equipa da casa por desempate por vitória em tabuleiro superior.

As 1/2 finais tem os seguintes jogos (dia 21.11):

AXGE - Nucleo Atletismo de Cucujaes
AEJ S Joao Madeira I - AEJ S João Madeira II

serie dos ultimos
URATE - "Os Leões do Monte"
isento: GA Cucujaes

quarta-feira, novembro 05, 2008

XI Torneio de Rapidas da AXGE

Decorreu ontem dia 4 de Novembro no Omega Bar em Aveiro, mais uma edição (a XI) dos Torneios Internacionais de Rapidas da AXGE.

Uma vez mais em clima de grande animação e com o SCP a ser transmitido em ecran gigante na sala ao lado, o que fazia com que os jogos fossem ainda mais rapidos para quem queria ver parte do jogo, disseram presente 10 atletas em representação de 3 clubes (AXGE, ACR Vale de Cambra e AMAS Guimaraes).

O Torneio muito equilibrado e muito disputado teve como justo vencedor Francisco Castro do AMAS que dominou, vencendo os 9 jogos disputados.
Jose Guimaraes que se apresentou em grande forma apenas foi derrotado pelo vencedor fazendo 8 pontos dos 9 possiveis.
Na terceira posição ficou Cristiano Tieres que já mostrou ser um atleta de respeito em partidas rapidas e que terminou com 5,5 pontos.

A classificação final ficou assim ordenada:

1. Francisco Castro ...... 9
2. Jose Guimaraes ........ 8
3. Cristiano Tieres ...... 5,5
4. Ana M Ferreira ........ 5
5. Ricardo Alvarez ....... 5
6. Uwe Kahler ............ 5
7. Vitor Carvalho ........ 3,5
8. Nidia Ribau ........... 2,5
9. Marco Salgado ......... 1,5
10.Bruno Coutinho ........ 0

Na classificação do Circuito de "Portas Abertas 2008", houve este mês, e a uma prova do seu final, mudanças significativas no cimo da tabela.
Uwe Kahler que tinha liderado a prova até aqui, fruto do regulamento e do fraco resultado obtido, apenas juntou um ponto aos seus 101 já obtidos.
Dado que apenas contam os 10 melhores resultados obtidos nas 12 provas do ano, Uwe Kahler teve de "por fora" 6 pontos, um dos seus piores resultados, uma vez que participou em todas as 11 provas realizadas até aqui.

Desta forma viu-se ultrapassado não só por José Guimaraes, como tambem por Francisco Castro. Aliás este ultimo parece ser o melhor posicionado para obter a vitoria final, uma vez que ainda pode pontuar a totalidade do resultado do mes de Dezembro.
Já José Guimaraes, bem como Uwe Kahler não o poderão fazer.

Assim tudo em aberto para a ultima jornada....

Mais atras so para o 6º lugar havera muita disputa dado que apenas 12 pontos separam o 6º do 10º. Aqui tudo pode acontecer.

Classificação Geral à 11ª Prova (a 1 do fim)

1. Jose Guimaraes ............ 106
2. Francisco Castro .......... 103
3. Uwe Kahler ................ 102
4. Ricardo Alvarez ........... 82
5. Cristiano Tieres .......... 71
6. Nidia Ribau ............... 42
7. Vitor Carvalho ............ 40
8. Ana Margarida Ferreira .... 36
9. Nelson Ribau .............. 35
10. Emanuel Sousa ............ 30

(...) estão classificados mais 16 atletas.

A proxima prova, a ultima de 2008 terá lugar no proximo dia 2 de Dezembro (terça-feira) no Omega Bar (Travessa do Rossio - Aveiro - Junto à Praça do Peixe) pelas 21.00 hrs.

Agradeçemos a presença de todos.

III Carregosa Chess Open

Decorreu entre o ultimo fim de semana de Outubro e o primeiro de Novembro na sala da Junta de Freguesia de Carregosa o importante torneio de xadrez dessa, vila este ano integrado no circuito "Terras do Antuã".

Este torneio na sua III edição tem sido desde o inicio a nossa participação e onde não raramente os atletas da AXGE obtem bons resultados.

Sendo esta a 2ª prova de xadrez classico do distrito, não obteve uma vez mais, grande afluencia de atletas, que sabe fruto da crise que atravessamos.
Neste tipo de torneios que obrigam a pelo menos 5 deslocações em fins de semana consecutivos mais almoços em dias de jornada dupla mais inscrição, a despesa é consideravel e por vezes os apoios são poucos.
Ainda assim estiveram presentes 53 atletas.

A prova foi dominada pelo atleta do CX de Sintra - Carlos Oliveira (ex-GD Dias Ferreira)que venceu a prova com 6 pontos em 7 possiveis.
Atras dele ficou um grupo de 4 atletas com 5,5 cujo desempate colocou na seguinte ordem:
2º Stephane Silva da AEJ S.João da Madeira,
3º Jorge Ferreira do GD Dias Ferreira
4º Ricardo Margarido do GD Dias Ferreira e
5º Henrique Aguiar do Clube dos Galitos

A AXGE fez-se representar pelo Nelson Ribau e Nidia Ribau, quem tambem tinham estado presentes na 1ª prova do circuito "Terras de Antuã", nem obtiveram uns optimos 11º e 12º lugar respectivamente com 4,5 pontos em 7 possiveis.

Nelson Ribau que tem apresentado alguma inconstancia no seu jogo e consequentemente nos seus resultados, rectifica assim a fraca imagem deixada na 1ª prova onde tinha sido apenas 31º.
Nidia Ribau que já tinha sido 20ª classificada na 1ª prova, melhora tambem a sua prestação entrando claramente no top 10 do distrito e prometendo bons resultados para os distritais.