quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Antevisão da 3ª Jornada


Dado que na antevisão à jornada anterior não acertei em um só prognostico, coloquei a mim próprio a questão se valeria a pena fazer tal exercício, que com tal resultado não merece um olhar atento.
No entanto não me furtei a cair de novo em descrédito e aqui vai o veredicto.

Comecemos pelo nosso encontro.

AX Gafanha Encarnação - CN Torres Novas

A AXGE vai defrontar a forte equipa do Cine Clube de Torres Novas.
O nosso adversário favorito à vitória na serie foi na ultima jornada surpreendido em casa pela formação da AA Coimbra, que mesmo assim se mostrou longe da formação que por exemplo apresentou aqui na Gafanha em 2012.
Para manterem o favoritismo terão forçosamente de ganhar o encontro do próximo sábado.
Na nossa equipa vai haver mexidas e é já certo que não podemos apresentar o nosso melhor quatro e assim voltaremos a tentar fazer o melhor possível embora o favoritismo é claro do nosso adversário.
Se salientar que todos os atletas que o Cine Clube tem apresentado tem ELO superior ao nosso melhor atleta.
destaque para Diogo Alho (2283) e Paulo Costa (2133) que devem actuar nos dois primeiros tabuleiros do nosso adversário.

AA Coimbra - CR Estarreja

O AA Coimbra lidera a tabela classificativa e tem jogadores para fazer a diferença. 
A equipa de Estarreja tudo terá de fazer para contrariar o favoritismo da equipa da casa sob pena de comprometer definitivamente o seu campeonato.
Tinha apostado nesta equipa de Estarreja aquela que poderia se intrometer na luta pela vitória, mas os resultados da primeiras rondas mostraram que é bastante permissível.
A AA Coimbra com um grande lote de jogadores pode, dependendo da disponibilidade dos seus atletas apresentar uma melhor ou pior formação, no entanto neste momento o favoritismo vai para os da casa.

CP Bombarral - NA Cucujães

Encontro difícil de prever.
Os homens da casa após terem sido claramente derrotados na primeira jornada foram a Estarreja vencer a equipa local.
Os atletas de Cucujães contam com Rui Costa em grande forma, mas poderão contar com Roman Chemerys no primeiro tabuleiro(?).
A presença de Roman e consequente descida de todos os outros para tabuleiros inferiores pode condicionar o resultado.
O jogo promete ser equilibrado..

Assembleia Figueirense - CX Montemor-o-Velho

Derbi do centro.
A equipa de Montemor com duas derrotas vai certamente tentar inverter o rumo dos acontecimentos, mas não parece este ano ter atletas para resolver as partidas.
Os homens da casa moralizados pelo empate em Cucujães tudo farão para obter a primeira vitória da temporada.
O favoritismo vai para estes últimos.

V Torneio AXGE 61 minutos KO

Começa a aproximar-se o final do nosso V Torneio 61 minutos KO.
Disputou-se na passada quinta-feira, dia 21 de Fevereiro mais três jogos que ajudaram a clarificar as ainda pretensões dos atletas envolvidos.

Foram então disputados os seguintes encontros, que tiveram os resultados, como segue:

José Marques - Osvaldo Cabral ...... 1-0
Albano Ferreira - Cristiano Tieres . 0-1
Euler Moreira - Fernando Leitão .... 1-0

O jogo entre José Marques e Osvaldo Cabral foi realizado no Café Central, em Carris (Oiã). 
A vitória de José Marques, moralizado pelo anterior combate vitorioso, deixa-o de vez arredado dos últimos lugares.

Com a lanterna vermelha definitivamente entregue a Miguel Loureiro, que apenas disputou um jogo, a fuga aos lugares imediatamente acima estão ao rubro e assim José Marques vê se a lutar por um lugar a meio da tabela.

Já Osvaldo Cabral compromete o seu lugar na tabela classificativa, desce uma posição por troca com o seu adversário, mas com três jogo ainda por disputar pode ainda ambicionar uma posição na primeira metade da tabela.

No segundo jogo da noite Albano Ferreira não foi capaz de contrariar o favoritismo de Cristiano Tieres.
Assim Albano Ferreira é ultrapassado por José Marques e é relegado para uma incomoda 11ªposição com apenas dois pontos em nove jogos.
Tudo fará com certeza para nos dois jogos que lhe restam se afastar dessa posição.

Quanto a Cristiano Tieres que tinha começado mal o torneio, segue em grande forma voltando ao pódio e apesar de já não depender de si próprio ainda tem uma réstia de esperança para a conquista do torneio.
Faltam-lhe apenas disputar dois jogos e um deles o confronto directo com o líder da tabela.

Terceiro jogo da noite opôs Fernando Leitão a Euler Moreira.
Fernando Leitão terminou a sua participação no torneio com uma derrota e com 50% de aproveitamento (5,5 pontos em 11 jogos) o que o coloca a meio da tabela.

Euler Moreira é o atleta que mais jogos tem por disputar e continua a subir na tabela aspirando ainda chegar ao podio do torneio. 


A Classificação Geral é a seguinte:

1. Uwe Kahler ........... 8,0 (9)
2. Ricardo Alvarez ...... 7,5 (9)
3. Cristiano Tieres ..... 6,5 (9)
4. Nelson Ribau ......... 6,0 (8)
5. Fernando Leitão ...... 5,5 (11)
6. José Guimarães ....... 4,5 (8)
7. Euler Moreira ........ 4,0 (6)
8. José Marques ......... 3,0 (9)
9. Osvaldo Cabral ....... 3,0 (8)

10.Arnaldo Ferreira ..... 2,0 (8)
11.Albano Ferreira ...... 2,0 (9)
12.Miguel Loureiro ...... 0,0 (11)

Jogos previstos para a próxima 5ª feira dia 28.02 (amanhã)

Uwe Kahler - Euler Moreira
Arnaldo Ferreira - José Marques
José Guimarães - Ricardo Alvarez
Albano Ferreira - Nelson Ribau
Cristiano Tieres - Osvaldo Cabral



segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Campeonato Nacional de Equipas - 2ª Divisão - 2ª Jornada


Disputou-se no passado sábado a 2ª Jornada, do Campeonato Nacional de Equipas.
A AX Gafanha da Encarnação integrada na serie B da 2ª Divisão, tinha uma difícil deslocação até Montemor-o-Velho onde defrontava a equipa local. 

Com a moral em alta após vitória em casa sobre a Assembleia Figueirense a nossa equipa mantinha o "quatro" inicial, dando assim total confiança aos detentores dos tabuleiros.
Por seu lado a equipa de Montemor-o-Velho vinha de uma derrota pela margem mínima em Coimbra, pelo que tudo teria de fazer para inverter esse mau começo.

Assim à hora agendada para o inicio da partida, todos estavam presentes e davam inicio a partida que ficou assim:

AX Gafanha da Encarnação - 2,5  CX Montemor-o-Velho - 1,5 

(1) Carlos Mendes - Cristiano Tieres .. 1-0
(2) João Cruz - Uwe Kahler ............ =-=
(3) Rui Bras - Nelson Ribau ........... 0-1
(4) João Sousa - Ricardo Alvarez ...... 0-1

e o filme do jogo visto por Cristiano Tieres foi assim:

Ricardo Alvarez saiu da abertura com posição vantajosa acabando por construir um ataque fortíssimo, coloca a AXGE em vantagem passado cerca de 2h de jogo e apenas vinte e poucos lances.


Aproximadamente meia hora depois, Nelson Ribau, que saíra igualmente bem da abertura, converte um final vantajoso mas ainda assim difícil no segundo ponto da equipa visitante.

Uwe Kahler que vinha fazendo um jogo equilibrado até então, sabendo que a única coisa que separava a nossa equipa da vitória era apenas um empate, oferece empate ao seu adversário, resultado que este aceita. 
Assim, a AXGE torna-se vencedora, independentemente do resultado do jogo na tabuleiro 1.

Eu, apesar de estar com as peças pretas, aproveitei-me da abertura insípida do meu adversário construindo uma forte pressão que acabei por não concretizar, tendo entrado para um meio jogo em que estava com peão a mais mas menos desenvolvido, assim  é bem possível que o meu adversário estivesse ligeiramente melhor. Depois dum meio jogo sem damas cheio de manobras e de erros de ambos os lados, cheguei a um final em que eu tinha torre e cavalo contra um par de bispos. 
Infelizmente o par de bispos do meu adversário era muito mais forte nessa posição específica, coisa que demorei a perceber, tendo eu acabado por perder mais tarde depois de ter montado a melhor defesa que pude. 
O jogo demorou cerca de 4h e meia. 
Assim e dado a equipa de Montemor ter apresentado uma formação ligeiramente inferior aquela que tinha apresentado em Coimbra com a inclusão de Rui Brás em detrimento de João Saltou acabou por pagar caro essa mudança e soma duas derrotas em outros tantos jogos.

Pelo contrário a nossa equipa mantém-se invicta.

Conscientes que as dificuldades começaram agora quando enfrentarmos as equipas mais cotadas, temos no entanto a moral em alta, sabemos que o nosso "quatro" está a jogar bem e que estamos a fazer o melhor que sabemos. 

Os outros jogos da jornada:

NA Cucujães - Asssembleia Figueirense .. 2-2

Em Cucujães a equipa local que tínhamos apontado como favorita à vitória, começou o jogo sem o seu Mestre Fide Roman Chemerys.
Por seu lado a equipa da Figueira da Foz recorria a um das suas melhores formações incluindo António Ferreira e Mário Mourato, no seu "quatro".
O jogo foi equilibrado como focou patente no resultado final.
Rui Costa (1946) do NAC assumiu o 1º tabuleiro da sua equipa e venceu António Ferreira (2206), mostrando estar em grande forma.
Por seu lado foi João Serrano (1587) a perder o jogo frente a João Paulo Marques (1738) enquanto as restantes partidas terminavam empatadas.

CR Estarreja - CP Bombarral .... 1,5 - 2,5

Surpresa, ou talvez não..
Esperávamos que a equipa da casa que vinha de um empate frente ao NAC, não tivesse grandes dificuldades para vencer a equipa do Bombarral que vinha de uma copiosa derrota frente ao CN Torres Novas.
Tal não veio a acontecer e com derrotas nos tabuleiros inferiores e o empate no tabuleiro 2 a equipa visitante veio a colher os frutos do seu labor.
Destaque assim para as vitórias de António Santos (1832) e Ricardo Pais (1863) da equipa do Bombarral sobre nomeadamente Carlos Andrade (1956) e Nelson Silva (1872).

Finalmente:

CN Torres Novas - AA Coimbra .... 1,5-2,5

Outra surpresa !!
Depois da expressiva vitória e mantendo maioritariamente a sua equipa (substituindo apenas o seu tabuleiro 4, saiu António Reis (1838) entrou Francisco Cruz (1819)) e diante da AA Coimbra que apenas substituía o tabuleiro 1 (Saiu Rodolfo Casaleiro (1934) para entrar João Sousa (1960)), seria de esperar um jogo equilibrado a pender para a equipa da casa.
De novo tal não veio a acontecer e o que se disse no jogo anterior aconteceu também aqui.
O Mestre Nacional Diogo Alho fez o ponto para os da casa, mas nos tabuleiros inferiores a equipa da Académica foi superior, acabando por vencer o jogo.
Destaque para Pedro Pinto (1844) e Miguel Fernandes (1570) da AA Coimbra que venceram as suas partidas frente a Hugo Ribeiro (1900) e António Reis (1838) respectivamente.


Como curiosidade:
Três dos quatro jogos terminaram com vitórias da equipa visitante com os jogos a serem decididos nos tabuleiros 3 e 4.
Empates em todos os tabuleiros 2 (nos quatro jogos!!)
Vitória no tabuleiro 1 da equipa da casa (nos quatro jogos!!)

Classificação Geral:

1. AX Gaf. Encarnação .... 6
2. AA Coimbra ............ 6
3. CN Torres Novas ....... 4
4. NA Cucujães ........... 4
5. CP Bombarral .......... 4
6. CR Estarreja .......... 3
7. Assembleia Figueirense. 3
8. CX Montemor-o-Velho ... 2

Próxima jornada 02.03

CP Bombarral - NA Cucujães
AA Coimbra - CR Estarreja
AX Gaf.Encarnação - CN Torres Novas
Assembleia Figueirense - CX Montemor-o-Velho

Voltaremos brevemente para fazer a antevisão das partidas.
Até lá bons treinos ...

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Antevisão da 2ª Jornada


Quando um Campeonato se disputa em apenas 7 jornadas, as primeiras 3 são normalmente decisivas para o posicionamento das equipas para o restante torneio, mesmo a nível de moral.

Esta 2ª Jornada que se disputa no próximo sábado é assim de especial importância.

Comecemos pelo nosso jogo.

CX Montemor-o-Velho - AX Gafanha da Encarnação

A AX Gafanha da Encarnação moralizada pela vitória em casa da primeira jornada tem uma deslocação que se antevê difícil a Montemor-o-Velho, onde o clube local vem de uma derrota em Coimbra.
Temos defrontado o CX de Montemor-o-Velho, curiosamente sempre na condição de visitantes tendo nos últimos anos obtido todos os resultados possíveis.
Em 2012 o resultado foi um empate a 2, enquanto em 2011 tínhamos sido claramente vencidos por 3-0.
O favoritismo recai assim na equipa da casa.

NA Cucujães - Assembleia Figueirense

O NAC vem de um empate em Estarreja, defronta agora a equipa da Figueira da Foz que não poderá perder de novo sob pena de se ver afastada da luta pelos lugares cimeiros.
No entanto com Rui Costa de novo em muito boa forma, Roman Chemerys no primeiro tabuleiro e Fernando Pinho e o nosso ex-atleta Rui Ferreira a equipa da casa parece claramente favorita.

CN Torres Novas - AA Coimbra

Jogo grande da jornada com ambas as equipas a virem de vitórias, pelo que a equipa que vencer dá já um passo importante na luta pelo torneio.
A equipa da casa venceu de forma clara no Bombarral e parece embalada para essa luta, enquanto a equipa de Coimbra é sempre uma incógnita dependendo muito da equipa que apresenta.
Favoritismo a recair na equipa da casa.

Finalmente
CR Estarreja - CP Bombarral

Os visitantes vêm de uma derrota pesada em casa contra um candidato ao titulo.
O CR Estarreja tem equipa para lutar também pelo titulo e dificilmente deixará fugir em casa os pontos que necessita para tal. 
Liderados por Antonio Luis Ferreira, e com José Rodrigues, Carlos Andrade e Nelson Silva tem o favoritismo do seu lado.
A equipa do Bombarral terá no entanto de tudo fazer para contrariar esse favoritismo sob pena de se ver muito cedo afastada da luta pelo titulo.

Sábado veremos ..
A todos boa sorte, bons jogos e acima de tudo muita diversão!


sexta-feira, fevereiro 08, 2013

V Torneio AXGE 61 minutos KO


Disputaram-se ontem dia 07.02 na nossa sala na Gafanha da Encarnação, mais três jogos referentes ao nosso V Torneio AXGE 61 minutos KO, que se aproxima a passos longos do seu final.

Os resultados da noite foram os seguintes:

José Guimarães - José Marques ...... 0-1
Cristiano Tieres - Fernando Leitão . 1-0 
Arnaldo Ferreira - Uwe Kahler ...... 0-1

O jogo mais importante da noite punha frente a frente o 4º e o 5º classificados da geral. Cristiano Tieres de brancas conseguiu tirar partido de um melhor desenvolvimento na abertura e não deu hipóteses ao seu adversário.
Com esta vitória Cristiano Tieres troca de lugar com o seu adversário de jornada e mantêm intactas as suas expectativas de atingir um lugar no pódio final.
Fernando Leitão ficou desta forma ligeiramente mais distante do dos três primeiros.

José Marques aproveitou uma abertura displicente do seu adversário, tirando disso partido, obtendo peça a mais muito cedo acabou por conduzir as suas pedras de forma superior não dando qualquer chance ao seu adversário que tudo fez para inverter essa situação.
Assim José Marques entra no lote de jogadores com dois pontos, podendo assim ambicionar entrar na primeira metade da classificação.
José Guimarães viu assim fugir a hipótese de lutar pelo pódio. 

Finalmente o jogo entre Uwe Kahler e Arnaldo Ferreira terminou sem surpresa com vitória do primeiro que foi construindo o ponto de forma subtil mas duradoura.
Uwe com a vitória subiu ao primeiro lugar por troca com Ricardo Alvarez enquanto Arnaldo Ferreira se mantêm no lote dos atletas com dois pontos a lutar pelos lugares do meio da tabela. 

A Classificação Geral é a seguinte:

1. Uwe Kahler ........... 8,0 (9)
2. Ricardo Alvarez ...... 7,5 (9)
3. Nelson Ribau ......... 6,0 (8)
4. Cristiano Tieres ..... 5,5 (8)

5. Fernando Leitão ...... 5,5 (9)
6. José Guimarães ....... 4,5 (8)
7. Euler Moreira ........ 3,0 (5)
8. Osvaldo Cabral ....... 3,0 (7)
9. Arnaldo Ferreira ..... 2,0 (7)
10.Albano Ferreira ...... 2,0 (8)
11.José Marques ......... 2,0 (8)
12.Miguel Loureiro ...... 0,0 (11)



Chamada de atenção:
Na próxima quinta feira  14.02 por ser "dia dos namorados" a nossa sala estará encerrada.
A próxima jornada será apenas no dia 21.02. 

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Campeonato Nacional de Equipas - 1ª Jornada


Decorreu no passado sábado dia 02 de Fevereiro a disputa da 1ª jornada do Campeonato Nacional de Equipas.

A AX Gafanha da Encarnação, esta época integrada na serie B da 2ª divisão nacional recebia em casa a forte formação da Assembleia Figueirense, da cidade da Figueira da Foz.

A nossa equipa apresentou a sua formação habitual com Cristiano Tieres (1792) no primeiro tabuleiro, Uwe Kahler (1809) a capitão na mesa dois, Nelson Ribau (1730) na mesa três e finalmente Ricardo Alvarez (1713) na mesa quatro.
No banco literalmente ficavam José Guimarães (delegado) e o nosso Internacional Santomense Euler Moreira que aproveitou para assistir ao confronto

A formação da Figueira da Foz apresentava-se um pouco desfalcada, sem o seu numero 1 (António Ferreira), sendo Miguel Babo(1874)a se apresentar na mesa um, enquanto João Paulo Marques (1738) se sentava na mesa 2 e Tito Portugal (1500) e Mário Ribeiro (1500) eram respectivamente terceiro e quarto tabuleiros.




O jogo começou à hora marcada e passado uma hora Ricardo Alvarez dava a primeira alegria aos seus colegas ao vencer a sua partida com uma combinação que implicou o sacrifício de peça e peão, para mate imparável. 
Resultou em pleno e estava feito o 1-0.



Melhor ainda verificava-se que em nenhum outro tabuleiro a nossa equipa estava em dificuldade.

Foi mais ou menos à passagem das duas horas de jogo que Nelson Ribau que já tinha Torre de vantagem mas que estava sob um forte ataque do adversário, aguentou esse ataque e transformou a vantagem material em ponto.
Estava feito o 2-0.





Uwe Kahler que tinha um jogo muito equilibrado fecha a posição e acorda de imediato um empate que nos colocava definitivamente na frente do jogo.
O resultado ficava assim em 2,5-0,5








Restava no tabuleiro um o confronto entre Cristiano Tieres e Miguel Babo. 
O nosso mais combativo atleta não baixou os braços à luta e foi até a um final com peão passado a mais que acabaria por transformar em vitória após quase quatro horas de jogo.
Estava feito o resultado final 3,5-0,5




Entramos na competição com o pé direito.

Assim 

AX Gafanha da Encarnação - Assembleia Figueirense .. 3,5-0,5

Outros resultados da serie:

CR Estarreja - NA Cucujães ........... 2,0 - 2,0
CN Torres Novas - CP Bombarral ....... 4,0 - 0,0
AA Coimbra - CX Montemor-o-Velho ..... 2,5 - 1,5

Resultado equilibrado em Estarreja como era de esperar com o NA Cucujães a apresentar o FM Roman Chemerys na mesa 1 mas este a ser derrotado por Antonio Luis Ferreira.
Destaque também para a vitória da mesa 4 do nosso ex-atleta Rui Ferreira ao serviço do NAC sobre Nelson Silva (recentemente vencedor da preliminar B do Distrital de Aveiro).

Em Bombarral derrota convincente dos atletas da casa frente a um serie candidato à vitória da serie o CN Torres Novas. 
Liderados pelo MN Diogo Alho(2283) e com Paulo Costa(2133), Hugo Ribeiro(1900) e Francisco Cruz(1819) (todos com ELO superior ao nosso atleta de ELO mais elevado) não deram qualquer chance aos atletas do Bombarral.

Finalmente em Coimbra a equipa da casa superiorizou-se ao CX Montemor-o-velho sendo curiosamente na mesa 2 o atleta da casa com ELO mais forte o Italiano Dario Drezzadore(2059) a ceder frente ao jovem João Saltão(1725).

A classificação Geral é a seguinte:

1. CN Torres Novas ........ 3
2. AX Gafanha Encarnação .. 3
3. AA Coimbra ............. 3
4. CR Estarreja ........... 2
5. NA Cucujães ............ 2
6. CX Montemor-o-Velho .... 1
7. Assembleia Figueirense . 1
8. CP Bombarral ........... 1

Veremos agora como se portam as equipas para a 2ª jornada que terá lugar a 16 de Fevereiro com os seguintes encontros:

NA Cucujães - Assembleia Figueirense 
CX Montemor-o-Velho - AX Gafanha da Encarnação
CN Torres Novas - AA Coimbra
CR Estarreja - CP Bombarral

Brevemente faremos a ante visão da jornada 2.

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

V Torneio AXGE 61 minutos KO


Começou a disputar-se na passada quinta-feira dia 31 de Janeiro a segunda fase do nosso torneio.
Assim a partir de agora os jogos são efectivamente marcados e a quem não estiver presente será averbada falta de comparência.

Para grande pena nossa e do próprio, Miguel Loureiro confirmou a sua indisponibilidade de estar presente na maior parte das jornadas pelo que foi-lhe averbadas faltas de comparência nos jogos em falta, o que não veio a por em causa a classificação uma vez que tinha sido derrotado no jogo que tinha efectuado.

Desta forma realizaram-se os três jogos que estava agendados para esse dia com os seis atletas convocados a estarem presentes para a as suas partidas.

Foram os seguintes os resultados:

José Guimarães - Arnaldo Ferreira . 1-0
José Marques - Euler Moreira ...... 0-1
Osvaldo Cabral - Fernando Leitão .. 0-1

Alem dos agendados realizou-se mais um encontro:

Nelson Ribau - Uwe Kahler ......... =-=

Euler Moreira e José Marques foram os protagonistas dos jogo mais rápido da noite com Euler Moreira a superiorizar-se no meio jogo a José Marques. 
José Guimarães ganhava peça a Arnaldo Ferreira à entrada para o final com este ultimo a não continuar a partida.
Já o jogo entre Fernando Leitão e Osvaldo Cabral terminaria com um final temático de Torre e peões contra Bispo e peões que Fernando Leitão conduziu de forma superior.
Nelson Ribau e Uwe Kahker sem arriscar terminaram a partida empatada, mantendo assim intactas as aspirações de ambos.

Assim a classificação geral é a seguinte:

1. Ricardo Alvarez ...... 7,5 (9)
2. Uwe Kahler ........... 7,0 (8)
3. Nelson Ribau ......... 6,0 (8)
4. Fernando Leitão ...... 5,5 (9)
5. Cristiano Tieres ..... 4,5 (7)
6. José Guimarães ....... 4,5 (7)
7. Euler Moreira ........ 3,0 (5)
8. Osvaldo Cabral ....... 3,0 (7)
9. Arnaldo Ferreira ..... 2,0 (6)
10.Albano Ferreira ...... 2,0 (8)
11.José Marques ......... 1,0 (7)
12.Miguel Loureiro ...... 0,0 (11)


Sem mudanças significativas na frente da classificação, mantendo o trio da frente a mesma constituição, foi Fernando Leitão a vsubir até à quarta posição o atleta a subir mais nesta semana.
Pelo contrario Osvaldo Cabral foi o que mais caiu nesta semana ocupando agora a 8ªposição.

Jogos agendados para a próxima 5ªfeira dia 07 de Fevereiro.

Euler Moreira - José Guimarães
Albano Ferreira - Cristiano Tieres
Osvaldo Cabral - José Marques