quinta-feira, junho 27, 2013

Campeonato Distrital de Rapidas

No mesmo dia 15 de Junho, tambem em S João da Madeira,  mas a partir das 14.30 hrs deu-se inicio á prova individual de partidas rapidas.

A AXGE mantinha à partida os quatro atletas que tão boa conta de si tinham dado no torneio da manhã e com Cristiano Tieres a defender o titulo conquistado em 2012.

Presentes estavam 13 atletas em representação de 4 clubes.

A prova voltou a correr de feição ao Cristiano Tieres que com 10 pontos em 13 possiveis revalidava o titulo distrital.
Cedeu de novo frente a Claudio Sá que viria a ser 4º classificado.

Euler Moreira com 9 pontos acabaria na 2ª posição sagrando-se assim vice-Campeão distrital.
No ultimo lugar do podio ficaria Vitor Carvalho com 8 pontos.

 
 
 
Os nossos atletas José Guimarães, curiosamente a repetir o 8º lugar, resultado que vem repetindo nas ultimas provas, terminava com 6 pontos e Ricardo Alvarez em dia menos conseguido terminava em 10º lugar com 5 pontos.
 
A classificação final ficou assim ordenada:
 
1. Cristiano Tieres .... 10
2. Euler Moreira .......  9
3. Vitor Carvalho ......  8
4. Claudio Sá ..........  8
5. Pedro Dias ..........  7,5
6. Nelson Silva ........  7
7. Antonio Ferreira ....  7
8. Jose Guimaraes ......  6
9. Ricardo Dias ........  6
10. Ricardo Alvarez ....  5
11. Madalena Silva .....  3,5
12. Ricardo Correia ....  1
13. Rodrigo Ribeiro ....  0
 
 
  


Campeonato Distrital de Rapidas por Equipas


No dia 15 de Junho disputou-se em S João da Madeira na sede da Associação estamos Juntos o campeonato distrital de rapidas 2013.

Pela manhã jogava-se a prova colectiva que apenas contou com a presença de 3 equipas, a AXGE e duas das formações da casa.

A equipa B da casa formada essencialmente pelos mais jovens atletas da sua formação não teve qualquer chance de dar luta às mais fortes equipas e foi batida pela margem maxima nos jogos que disputou.

Pelo que, o torneio valia pelo confronto entre a AEJ e a nossa equipa que se apresentava com uma formação composta por Cristiano Tieres, Ricardo Alvarez, Euler Moreira e José Guimarães.

A AEJ por seu turno apresentava Stephane Silva, Vitor Carvalho, Claudio Sá e Albino Silva.



Foram precisos quatro jogos para encontrar o vencedor da prova dado que nos primeiros confrontos as equipas terminaram empatas a 2.
Nos jogos de desempate no entanto a AXGE foi claramente superior à formação da casa vencendo por 3,5-0,5 no primeiro jogo (empate entre Stephane Silva e Cristiano Tieres) e 3-1 no segundo encontro (derrota de Ricardo Alvarez frente Vitor Carvalho).

A AXGE sagrava-se assim Campeã Distrital de Rapidas 2013.

Campeonato Distrital de Xadrez Semi-rapido





Disputou-se no passado dia 10 de Junho na sala da fonte na Gafanha da Encarnação a edição de 2013 do campeonato distrital de semi-rapidas.
O torneio teve a presença de  15 atletas que jogaram em sistema suisso de 7 jornadas, com cada atleta a dispor de 20 minutos para terminar a sua partida.

A AXGE fez-se representar por 5 atletas.

Cristiano Tieres da AXGE, a jogar em casa apenas cedeu frente a Claudio Sá, terminando isolado na primeira posição com um ponto de vantagem sobre um trio de atletas.

Assim Cristiano Tieres sagrava-se Campeão Distrital de Semi-Rapidas.


 

Vitor Carvalho aqui na imagem a jogar contra o vencedor da prova, representando a AEJ de S.João da Madeira terminaria na segunda posição, com um melhor desempate sobre Euler Moreira da AXGE e sobre o seu companheiro de equipa Claudio Sá que seriam respectivamente terceiro e quarto, todos com 5 pontos.

Os restantes atletas da AXGE foram Albano Ferreira que terminou na 5ª posição com 4 pontos, Osvaldo Cabral tambem com 4 pontos terminaria em 7º e finalmente José Guimarães com 3,5 pontos acabaria em 8º lugar.

A classificação final foi a seguinte:

1. Cristiano Tieres ... 6
2. Vitor Carvalho ..... 5
3. Euler Moreira ...... 5
4. Claudio Sá ......... 5
5. Albano Ferreira .... 4
6. Antonio Martins .... 4
7. Osvaldo Cabral ..... 4
8. Jose Guimarães ..... 3,5

...

quarta-feira, junho 26, 2013

V Torneio AXGE 61 minutos KO

Finalmente demos por terminado o nosso V Torneio de 61 minutos KO, que se tem tornado quase o torneio interno de cada epoca.

Esperemos que a proxima edição que terá inicio no mes de Novembro de 2013 tenha a presença de atletas oriundos de outras equipas e se assim for e dependendo do numero de participantes (que lembro tem vindo sempre a crescer desda a primeira edição) deixará de ser disputado em sistema de todos contra todos para ser disputado em sistema suisso de 7 jornadas.

A edição de 2013 terminou, não porque tenham sido realizado os dois jogos em falta, mas porque dado que os mesmos não punham em causa a classificação geral em especial dos três primeiros classificados, foram dadas vitórias aos atletas Euler Moreira e Osvaldo Cabral ambos frente a Arnaldo Ferreira, apenas porque isso não predudicaria a classificação de nenhum dos intervenientes, alias só Arnaldo Ferreira poderia ter razão de queixa mas mesmo ganhando ambas as partidas apenas ganharia um lugar.

Assim a classificação final ficou assim ordenada:

1. Uwe Kahler ....... 9,5 (52,0)
2. Ricardo Alvarez .. 9,5 (48,5)
3. Nelson  Ribau .... 7,5 (42,5)
4. Cristiano Tieres.. 7,0 (32,7)
5. Euler Moreira .... 6,0 (31,0)
6. Osvaldo Cabral ... 6,0 (29,0)
7. Fernando Leitão .. 5,5 (22,2)
8. José Guimarães ... 5,0 (23,2)
9. José Marques ..... 5,0 (19,5)
10. Albano Ferreira.. 3,0 (14,5)
11. Arnaldo Ferreira. 2,0 ( 5,0)
12. Miguel Loureiro.. 0,0 ( 0,0)




Uwe Kahler como já era conhecido renova assim o titulo de Campeão.

Curiosamente os quatro primeiros foram os quatro atletas mais utilizados na equipa principal.